Seja bem vindo ao nosso site!   

Busca

 

UFVJM abre processo Seletivo para Educação do Campo

TEÓFILO OTONI – A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) faz saber aos interessados que, no período de 10 de setembro a 08 de outubro de 2013, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para Educação do Campo, para o curso de Licenciatura em Educação do Campo, via Internet.
O curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEC) habilita professores para atuar nos últimos quatro anos do Ensino Fundamental e Médio, nas áreas de Linguagens e Códigos ou Ciências da Natureza, em escolas que atendem às populações do campo. São consideradas como escolas do campo aquelas que têm sua sede no espaço geográfico classificado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística como rural, e, mais amplamente, aquelas escolas que, mesmo tendo sua sede em áreas consideradas urbanas, atendem a populações cuja dinâmica social e cultural está majoritariamente vinculada ao trabalho e aos modos de vida do campo. O curso será ofertado em regime de alternância entre Tempo Escola e Tempo Comunidade.
O Tempo Escola será desenvolvido durante o semestre acadêmico com duração aproximada de 4 a 5 semanas, em regime de tempo integral no Campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em Diamantina.
O Tempo Comunidade será desenvolvido durante o semestre acadêmico nos locais de moradia e/ou de trabalho dos estudantes ou nos polos da EAD-UFVJM, por meio de projetos de estudos vinculados ao contexto e às escolas do campo. A seleção dos discentes atenderá ao caráter afirmativo do Programa Nacional de Educação do Campo (PRONACAMPO), priorizando os candidatos que sejam docentes em exercício nas escolas do campo das redes estadual, municipal e comunitária, candidatos de origem campesina e membros dos movimentos sociais de luta pela terra.

 

O curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEC) habilita professores para atuar nos últimos quatro anos do Ensino Fundamental e Médio, nas áreas de Linguagens e Códigos ou Ciências da Natureza, em escolas que atendem às populações do campo